bijuteria em casa

bijuteria em casa

outros produtos aqui

Palavras-chave artesanato em casa como fazer bijuteria artesanato bijuteria bijuteria biscuit arte em casa bijuteria madeira modelos bijuteria trabalhos em casa revista bijuteria peças bijuteria revista em casa bijuteria atacado bijuteria papel curso de bijuteria brincos bijuteria cursos em casa colar bijuteria bijuteria em croche bijuteria artesanais bijuteria curso bijuteria em couro pintura em casa pulseiras bijuteria bijuteria fazer bijuteria strass passo a passo bijuteria venda em casa vendas em casa artesanatos em casa flores em casa bijuteria cursos curso em casa cristais bijuteria artezanato em casa colares bijuteria moda bijuteria decoração em casa cursos de bijuteria artes em casa bijuteria finas bordados em casa venda bijuteria revistas bijuteria bijuteria material bijuteria em resina bijuteria materiais confecção em casa fabrica de bijuteria bijuteria em ceramica confecção bijuteria loja bijuteria arte bijuteria bijuteria bijoux bijouterias em casa artigos bijuteria bijuteria miçangas lojas em casa acessórios bijuteria gesso em casa como fazer em casa croche em casa bijuteria acessorios moda em casa bijuteria comprar bijuteria lojas bijuteria pedras biscuit em casa bijuteria prata joias bijuteria loja em casa bordado em casa bijuteria são paulo dicas em casa desenhos em casa bijuteria fimo ceramica em casa casa venda revistas em casa velas em casa peças em casa fazer em casa produtos em casa É um comentário que procura caracterizar o que é uma jóia “…são peças criadas a partir de metais nobres e pedras preciosas e semi- preciosas…”
Achei realmente interessante esta colocação, pois ela colabora aqui para a nossa discussão.Então, será que só podemos considerar jóia quando o seu metal for nobre e a sua pedra preciosa?
A jóia traz em si uma questão de poder econômico, ela erepresenta um estatos, porém, então, por que não apenaspendurar barrinhas de ouro no pescoço e nas orelhas?!
Onde entra a questão do design, da técnica, da estética?!
Não podemos esquecer que a jóia é um ornamento para o Homem. Um artefato que pode demonstrar além da riqueza e do poder , a ciatividade ou uma identidade. ( ou então todos vão usar as mesmas barrinhas de ouro?)
A questão do valor é muito variável, como o próprio Caio mourão comentou sobre as diamantíferas, ou então quando pensamos em um pedaço de fóssil, ou uma relíquia pessoal, ou até, por que não, uma preciosidade eletrônica: um “chip”da primeira era dos computadores. Onde está o valor? Na raridade , na qualidade, no preço do mercado?
Como devemos chamar os ornamentos produzidos pelos índios, ou aquelas peças étnicas de tribos antigas preservadas até hoje?
Será que jóia diz respeito à durabilidade da peça? Será que jóia tem que ser eterna, enquanto bijuteria é efêmero, é de moda?
Eu discordo que jóias são apenas aquelas elaboradas com metal nobre e pedras preciosas, na minha opinião, jóia envolve , além do material, estética e conceito, vinculados à ciatividade e à linguagem do seu criador.

Deixe um comentário